McLaren domina sexta-feira no Bahrein e dispara favoritismo
Anúncios
McLaren domina sexta-feira no Bahrein e dispara favoritismo
A McLaren chegou ao Bahrein sem nunca ter vencido no desértico circuito, mas os treinos de sexta-feira mostraram que essa história pode mudar em 2025. A equipe britânica impressionou com ritmo forte, enquanto suas rivais tentam encontrar respostas.
Conteúdo inspirado nas informações do Formula1.com.
McLaren: Rápidos e tentando controlar a expectativa
Lando Norris manteve sua invencibilidade em TL1s nesta temporada, enquanto Oscar Piastri confirmou o favoritismo ao liderar o TL2 em condições mais representativas. Ambos tentaram conter o entusiasmo, mas os rivais não esconderam a preocupação.
Charles Leclerc chegou a afirmar que a McLaren está "em outro planeta" em termos de ritmo puro, e os dados reforçam essa percepção. Em simulação de classificação, a McLaren foi 0.4s mais rápida que a Red Bull, enquanto no ritmo de corrida a vantagem é de 0.2s por volta.
Anúncios
O ponto forte do MCL39 é o excelente desempenho em curvas de baixa e média velocidade, além de gestão eficiente da temperatura dos pneus. Naturalmente, a equipe é vista como favorita para conquistar a pole e a vitória no domingo.
Red Bull: Trabalho a fazer
Max Verstappen lamentou a "diferença massiva" para a McLaren, citando problemas de aderência e equilíbrio geral do carro. Mesmo focando exclusivamente no uso de pneus macios durante sua única sessão de sexta-feira, Verstappen relatou pouca diversão em sua condução.
A Red Bull apostou em ajustes distintos entre seus carros, mas Yuki Tsunoda teve uma sessão bagunçada, enfrentando dificuldades de equilíbrio e comunicação com seu engenheiro.
Apesar dos problemas, a Red Bull ainda está confortável em relação à Mercedes e Ferrari, com uma margem segura no ritmo geral.
Mercedes: Sinais positivos
A Mercedes demonstrou progresso. Nos dados de classificação, a equipe aparece muito próxima da Red Bull e da Ferrari, com apenas 0.07s separando o trio.
No ritmo de corrida, a Mercedes se mostra capaz de desafiar a Red Bull pela posição de "melhor do resto" atrás da McLaren. A força da Mercedes aparece nas retas, embora ainda perca tempo em curvas de baixa velocidade.
Ferrari: Atualizações positivas, mas ainda não ideais
Ferrari trouxe um novo assoalho para o Bahrein e tanto Lewis Hamilton quanto Charles Leclerc consideraram que o upgrade funcionou conforme esperado.
Anúncios
Leclerc terminou o dia em quarto, muito próximo da Mercedes e Red Bull. Hamilton, por outro lado, foi prejudicado por erros que impediram uma volta ideal, mas os dados sugerem que ele poderia ter alcançado a quarta posição caso juntasse seus melhores setores.
Em termos gerais, a Ferrari parece um pouco melhor do que no Japão, mas ainda precisa de refinamentos para brigar mais à frente.
Briga acirrada pelo top 10
Isack Hadjar segue impressionando na sua temporada de estreia. O francês colocou a Racing Bulls na sexta posição, logo atrás do também novato Kimi Antonelli.
A Racing Bulls mostra-se muito competitiva em ritmo de classificação, liderando o pelotão intermediário. Para ritmo de corrida, ficam ligeiramente atrás da Williams, mas a diferença é pequena, o que sugere boas chances de pontos.
A Williams, embora apareça em sétimo no ranking de classificação, está otimista para colocar Alex Albon e Carlos Sainz no Q3. Caso consigam, o ritmo de corrida deve permitir converter essas boas posições em pontos no domingo.
Esta matéria foi inspirada com base no conteúdo publicado originalmente no site oficial da Fórmula 1. Você pode ler a matéria completa neste link
Related Posts

