FIA atualiza regra polêmica e reduz punições por conduta imprópria

Anúncios

Mudança no Anexo B do Código Esportivo reduz multas e especifica punições por conduta imprópria, palavrões e abuso contra oficiais. [Leia mais](https://racingnews365.com/fia-reveal-significant-update-to-controversial-rule-change)Fonte da imagem: Racingnews365

FIA atualiza regra polêmica e reduz punições por conduta imprópria

Após críticas de pilotos e chefes de equipe, a FIA anunciou mudanças importantes no polêmico Anexo B do Código Esportivo Internacional, que trata de punições disciplinares dentro do automobilismo.

A regra original previa punições severas, como perda de pontos, suspensões e multas, caso um piloto fosse considerado culpado de "prejudicar moralmente a FIA" ou de "má conduta". Max Verstappen, por exemplo, mencionou o impacto da regra ao justificar suas respostas contidas no GP da Arábia Saudita.

Anúncios

Com a atualização, a entidade busca equilibrar o rigor disciplinar com maior clareza e proporcionalidade nas punições.

O que muda?

A principal novidade é que o abuso contra oficiais de prova deixa de ser punido com multa e passa a render penalidades esportivas diretas:

- Durante treinos e classificações (exceto Sprint e corrida): punição mínima de 3 posições no grid da corrida seguinte.

- Se cometido por um membro da equipe: ambas as duplas do time perdem 3 posições no grid.

- Durante Sprint ou corrida: mínimo de 5 segundos de punição para o piloto.

Além disso, as multas máximas por condutas impróprias caíram de €10.000 para €5.000. E os comissários agora podem suspender uma punição, desde que seja a primeira infração do piloto ou da equipe.

A FIA também passou a diferenciar o uso de linguagem inadequada entre ambientes controlados (como entrevistas e coletivas) e não controlados (como rádio com a equipe e gravações espontâneas). Ainda assim, comentários racistas ou discriminatórios continuam sujeitos à punição máxima.

Anúncios

Outro ponto relevante é a introdução de penalidades alternativas, dependendo do campeonato. Por exemplo, perda de tempo de treino ou obrigações promocionais com a FIA.

Segundo o presidente Mohammed Ben Sulayem, a revisão das regras foi feita em colaboração com clubes membros e categorias como F1, F2, F3 e Fórmula E:

> "As melhorias anunciadas hoje visam promover o melhor do espírito esportivo no automobilismo, dando aos comissários diretrizes mais eficazes para lidar com infrações sem desproporcionalidade", afirmou.

As mudanças no Anexo B entram em vigor imediatamente e devem impactar como pilotos e equipes se comportam dentro e fora da pista ao longo do restante da temporada 2025.

Fonte: Racingnews365

Related Posts

Mohammed Ben Sulayem propõe mudança radical nas regras da FIA para ampliar controle
noticias

Mohammed Ben Sulayem propõe mudança radical nas regras da FIA para ampliar controle

Read More
Christian Horner pode deixar a Red Bull após Imola, e Franz Tost surge como nome forte para sucedê-lo
noticias

Christian Horner pode deixar a Red Bull após Imola, e Franz Tost surge como nome forte para sucedê-lo

Read More

Este site não é afiliado à Formula 1. Leia nosso Disclaimer e Política de Privacidade.

© 2024 Box Box Radio. Todos os direitos reservados.

version: 3.4.1