FIA atualiza regra polêmica e reduz punições por conduta imprópria
Anúncios
](https://cdn.racingnews365.com/_1456x910_crop_center-center_65_none/13816156/XPB_1167763_HiRes_2024-10-09-131748_lfar.webp?v=1728482671)
FIA atualiza regra polêmica e reduz punições por conduta imprópria
Após críticas de pilotos e chefes de equipe, a FIA anunciou mudanças importantes no polêmico Anexo B do Código Esportivo Internacional, que trata de punições disciplinares dentro do automobilismo.
A regra original previa punições severas, como perda de pontos, suspensões e multas, caso um piloto fosse considerado culpado de "prejudicar moralmente a FIA" ou de "má conduta". Max Verstappen, por exemplo, mencionou o impacto da regra ao justificar suas respostas contidas no GP da Arábia Saudita.
Anúncios
Com a atualização, a entidade busca equilibrar o rigor disciplinar com maior clareza e proporcionalidade nas punições.
O que muda?
A principal novidade é que o abuso contra oficiais de prova deixa de ser punido com multa e passa a render penalidades esportivas diretas:
- Durante treinos e classificações (exceto Sprint e corrida): punição mínima de 3 posições no grid da corrida seguinte.
- Se cometido por um membro da equipe: ambas as duplas do time perdem 3 posições no grid.
- Durante Sprint ou corrida: mínimo de 5 segundos de punição para o piloto.
Além disso, as multas máximas por condutas impróprias caíram de €10.000 para €5.000. E os comissários agora podem suspender uma punição, desde que seja a primeira infração do piloto ou da equipe.
A FIA também passou a diferenciar o uso de linguagem inadequada entre ambientes controlados (como entrevistas e coletivas) e não controlados (como rádio com a equipe e gravações espontâneas). Ainda assim, comentários racistas ou discriminatórios continuam sujeitos à punição máxima.
Anúncios
Outro ponto relevante é a introdução de penalidades alternativas, dependendo do campeonato. Por exemplo, perda de tempo de treino ou obrigações promocionais com a FIA.
Segundo o presidente Mohammed Ben Sulayem, a revisão das regras foi feita em colaboração com clubes membros e categorias como F1, F2, F3 e Fórmula E:
> "As melhorias anunciadas hoje visam promover o melhor do espírito esportivo no automobilismo, dando aos comissários diretrizes mais eficazes para lidar com infrações sem desproporcionalidade", afirmou.
As mudanças no Anexo B entram em vigor imediatamente e devem impactar como pilotos e equipes se comportam dentro e fora da pista ao longo do restante da temporada 2025.
Fonte: Racingnews365