A punição de Piastri que reacendeu o campeonato

Anúncios

Piastri é punido em 10 segundos após manobra durante a saída do Safety Car. O piloto argumentou que achou um tanto quanto pesada a punição. Entenda o motivoFonte da imagem: Band.com.br

A punição de Piastri que reacendeu o campeonato

Piastri viu sua vantagem no campeonato diminuir após uma decisão dos comissários sobre sua manobra na saída do Safety Car. A corrida foi decidida ali basicamente devido as McLarens apresentarem um desempenho formidável para as condições de pista e confirmar favoritismo.

O ocorrido

Dados da telemetria apontam que Piastri fez o mesmo movimento durante a volta 17 e depois na 21 (que causaria a punição).

Lap 17 TelemetryLap 21 Telemetry

Imagens de PlanetF1

Analisando as telemetrias é possível perceber que a velocidade antes da frenagem naquele ponto da pista e a própria frenagem são praticamente idênticas.

Na volta 17, a redução foi de 208 km/h para aproximadamente 50 km/h em 160 metros. Na volta 21 ele reduziu de aproximadamente 217 km/h para 52 km/h em 140 metros.

O resultado e análise dos comissários

Em condições normais isso não teria terminado em um penalti, especialmente um de 10 segundos que para muitos foi visto como extremamente pesado. O que mudou foi que Verstappen na segunda ocorrência, precisou fazer uma manobra para evitar um acidente.

Na telemetria de Verstappen é possível ver que ele estava mais rápido quando Piastri realizou a frenagem, possivelmente por não conseguir vê-lo devido a água e spray. Ele reagiu cerca de 1 segundo depois, onde ao conseguir ver Piastri precisou mudar a linha para evitar acidente e ainda acabou em ultrapassá-lo devolvendo a posição imediatamente.

Conforme o documento que voce pode ver aqui, os comissários declararam uma violação do artigo 55.15 que diz:

Article 55.15 of the FIA Sporting Regulations required Car 81 to proceed at a pace which involved no erratic braking nor any other manoeuvre which is likely to endanger other drivers from the point at which the lights on the safety car are turned off.

What Car 81 did was clearly a breach of that article. In accordance with the penalty guidelines, we imposed a 10 second time penalty to Car 81.

Tradução:

O Artigo 55.15 do Regulamento Desportivo da FIA exigia que o carro 81 seguisse em um ritmo que não envolvesse frenagens erráticas nem qualquer outra manobra que pudesse colocar em risco os outros pilotos a partir do momento em que as luzes do safety car fossem apagadas.

O que o carro 81 fez foi claramente uma violação desse artigo. De acordo com as diretrizes de penalidade impusemos uma penalidade de 10 segundos ao carro 81.

Os comissários entenderam que Piastri fez uma frenagem desnecessária, que, impulsionado pelo fato de Verstappen estar mais rápido naquele momento, reagindo a possível relargada de Piastri, ocasionou na decisão. A rodada de Verstappen após a relargada pode ter tomado parte nessa decisão também.

Piastri ainda solicitou a troca de posições para caso a McLaren acreditasse que a punição tivesse sido injusta, mas não foi atendido.

Em entrevista após a corrida, Verstappen revelou que não soube da penalidade de Piastri durante a corrida, só descobriu depois e achou um tanto quanto estranho tamanha penalidade nesse tipo de incidente.

Diferenças entre o incidente de Montreal e Silverstone

Em Montreal algo parecido aconteceu também com Verstappen na segunda posição durante Safety Car. Muitos inclusive acreditam que Russel tentou jogar com as regras para conseguir uma penalidade maior para Verstappen e um posição race ban. Mas aqui existem algumas diferenças bem específicas que fazem com que um dos casos houve penalidade e outro não:

  • A pressão na frenagem de Russel foi muito consideravelmente mais leve que a de Piastri: 30psi contra 59.6psi;
  • As condições de pista eram totalmente diferentes;
  • O artigo 55.15 trata do momento em que as luzes do Safety Car são apagadas para relargada. Em Montreal não era este momento e claramente a corrida terminaria em Safety Car.

O que vale ressaltar é que Russel tinha uma visão de Max quando fez a frenagem, enquanto Piastri provavelmente não conseguia ve-lo pelo spray de água (o mesmo para Verstappen). Coincidência isso ocorrer duas vezes com Verstappen? A situação em si era evitável, mas agora temos um campeonato muito aberto novamente.

Fontes:

FIA

PlanetF1

TheRace

Related Posts

Hulkenberg: from P19 to Glory
análises

Hulkenberg: from P19 to Glory

Read More
Como cada equipe da F1 reagiu à nova regra das asas dianteiras flexíveis no GP da Espanha
análises

Como cada equipe da F1 reagiu à nova regra das asas dianteiras flexíveis no GP da Espanha

Read More
Se inscreva em nossa newsletter e continue ligado com o melhor dos conteúdosInscrever-se

Este site não é afiliado à Formula 1. Leia nosso Disclaimer e Política de Privacidade.

© 2024 Box Box Radio. Todos os direitos reservados.

version: 3.6.1