Ferrari aposta em inovação na suspensão para transformar desempenho na F1 2025
Anúncios

Ferrari aposta em inovação na suspensão para transformar desempenho na F1 2025
A Ferrari ainda busca se encontrar na temporada 2025 da Fórmula 1. Com apenas um pódio nas primeiras seis etapas, a equipe de Maranello tem se esforçado para reagir — e trouxe ao GP da Emília-Romanha uma atualização aerodinâmica pensada para complementar o pacote que estreou ainda no Bahrein.
Anúncios
O novo pacote não é extenso, já que outra leva de novidades deve chegar na Espanha, quando a FIA passará a aplicar testes mais rigorosos de flexibilidade na asa dianteira. Mas, além da aerodinâmica, a Ferrari concentra esforços em resolver um problema bem mais estrutural: o comportamento da suspensão traseira, especialmente nas saídas de curvas lentas e de média velocidade.
Esse ponto crítico ficou claro em Miami, onde a tração deficiente e o subesterço constante comprometeram o desempenho. A origem? A forma como a nova suspensão dianteira por pull rod influenciou negativamente o acerto do eixo traseiro.
Os engenheiros da Ferrari estudam agora uma modificação pontual, sem necessidade de reformular a caixa de câmbio. A ideia é alterar a inclinação dos braços superiores e do tirante de tração traseiro por meio de novos inserts nos pontos de fixação da suspensão. Assim, seria possível mudar a dinâmica da resposta do eixo traseiro sem comprometer o design geral.
Anúncios
O objetivo é replicar — dentro do possível — o comportamento da suspensão da McLaren, que usa um sistema push rod na traseira. Embora o SF-25 mantenha o pull rod, a Ferrari acredita ser capaz de reproduzir os ganhos de amortecimento do MCL39, o que pode representar um salto importante de performance.
A implementação dessas mudanças está prevista para o GP da Áustria. Caso surtam o efeito esperado, podem ser cruciais para recolocar a Scuderia na briga por pódios e, quem sabe, vitórias ainda em 2025.
Fonte: RacingNews365
Related Posts
